segunda-feira, 30 de abril de 2012

HISTÓRIA DA REGIÃO DOS LAGOS UNAMAR CABO FRIO




HISTÓRIA DA REGIÃO DOS LAGOS
Unamar
                                                                                   I - Localização de Unamar
Unamar pertence ao 2º distrito de Cabo Frio no estado do Rio de Janeiro e localiza-se no km 135 da rodovia Amaral Peixoto e está localizada na Latitude de 22º 38' 51,61" Sul e Longitude 42º 00' 04,46" Oeste, na conhecida Região dos Lagos.

II - Pré-história da Região dos Lagos
A Pré-história da Região dos Lagos foi pesquisada por diversos arqueólogos brasileiros desde fins da década de 1950, concentrando-se principalmente nos sambaquis e os rochedos sulcados do Morro da Guia. Estudos recentes defendem que diversas populações indígenas que viveram durante um longo processo temporal ocuparam a região, os quais estavam bem adaptados ao ecossistema litorâneo e podem ser divididos em cinco períodos culturais. Em cada mudança sócio-cultural ocorreram migrações e invasões de novos grupos humanos conduzindo a lutas interpessoais e violência entre as tribos tradicionais versus as novas.


O povoamento original do Estado do Rio de Janeiro se iniciou por bandos de caçadores e recoletores que ocuparam tanto o extremo Norte Fluminense quanto da parte Sul. Tudo isso já ocorria há cerca de 10.000 anos atrás. As hipóteses tradicionais consideravam que os primeiros homens que ocuparam a região eram povos nômades bem adaptados a uma área de relevo movimentado de densa vegetação ou grupos de planaltos com cobertura vegetal de cerrado. Mas, os dados atuais revelam que foram bandos de sambaquis bem adaptados ao litoral carioca desde pelo menos 8.000 anos atrás. Sendo base desta subsistência a coleta de mariscos e moluscos generalizados e caçadores de fauna marinha.

III - Os sambaquis
No período Lítico I (6.000-4.200 a. C.), os sítios sambaquianos pré-cerâmicos da região estariam longe do litoral atual porque o nível marinho havia baixado quase 20 m, recuando o mar mais de 3 a 25 Km da orla atual. Contudo, os sítios sambaquis mais antigos do litoral centro meridional, como Camboinhas de Itaipu (7.958 + 224) e Itaboraí (8.100 + 75) estudadas por Lina Kneip na década de 80 e o Sambaqui de Maratuá (7.803 + 1.300), em São Paulo, incluindo o recente sítio descoberto de Sambaqui do Algodão em Angra dos Reis, se localizam neste período. Porém, tais evidências indicam a presença de grupos humanos na periferia da Região dos Lagos.


Durante o período Optimum Climaticum (6.000-3.000 a.C.), aconteceu, na região, diversas mudanças climáticas e geomorfológicas, chuvas torrenciais, fortes subidas do nível marinho, ventos rasantes, calor arrasador, formação de dunas, expansão da floresta, surgimento da Lagoa de Araruama, extinção da fauna pleistocênica, migrações humanas e aparição de doenças infecciosas e estresses pela adaptação biocultural. As teorias das primeiras ocupações culturais indicam duas possíveis rotas de chegada: uma através do litoral marinho e outra desde o interior da Serra do Mar. André Prous (1991)  considerou que o povoamento do Rio de Janeiro haveria sido mais fácil com uma expansão do sul para o norte, em terras hoje submersas, de clima menos frio e maior possibilidade de provisionamento do grupo. Mas, os dados arqueológicos indicam que já existia uma preocupação cultural de sambaquis na periferia da região desde pelo menos 8.000 anos a.P.


Para entender o período Lítico II (4.200 – 2.200 a.C.) existem quatro hipóteses alternativas sobre as origens do povoamento humano para a Região dos Lagos, cuja essência defende a existência de um modelo de subsistência litorânea que já ocorria desde 8.000 anos a.P. para o Estado do Rio de Janeiro, principalmente de grupos sambaquis.Aquelas populações tinham uma economia baseada na coleta de recursos marinhos, o que serviu de sustento durante milênios, adaptando-se bio-culturalmente ao meio da costa Atlântica. Eles se dinamizavam desde o litoral ao interior segundo as estações do ano, em forma cíclica quando mudavam as condições ambientais. Aliás, o sustento do ambiente litorâneo sempre foi a principal fonte de proteínas em base de mariscos e peixes, complementado com a caça menor de anfíbios, répteis e aves marinhas.


 A vida cotidiana de um sambaquiano desenvolveu-se nas praias, coletando basicamente conchas (Anomalocardia brasiliensis) e ostras. Os homens instalavam as choupanas, que eram choças pequenas e circulares de até 6m de diâmetro para abrigar uma família nuclear e localizadas sobre as dunas formando os sambaquis e proteger-se dos ventos do sul. Possuía canoas monóxilas beirando na enseada delimitada por pequenas elevações rochosas e semeada de ilhotas, subiam o curso do rio Itajurú até pontos aonde a água é doce na hora da maré baixa, exploravam os recursos aquáticos durante vários milênios caçando araras, papagaios, macacos, répteis, antas e porcos do mato. As mulheres locomoviam-se às restingas para coletar frutos, folhas, lenhas e raízes para complementar sua dieta. A água doce era armazenada em potes de cabaça. As crianças brincavam no mangue e coletavam crustáceos, conchas e ovos de tartarugas. No entanto, as mulheres cozinhavam os peixes semicrus e condimentados de sal grosso e pimenta.


Alguns enterramentos humanos primários exibem oferendas de conchas e corante vermelho, quiçá urucum, pingentes de conchas e colares de vértebras de peixes. Nos sítios de Arraial do Cabo foram localizados sepultamentos em posição fetal, sentados em pequenas covas cônicas, fortemente tingidas de ocre, com acompanhamento funerário de artefatos líticos e objetos de adornos feitos sobre ossos e dentes. Também elaboravam ritos de cremação como nos enterros de Moa, Pontinha e Beirada, em Saquarema, onde os mortos eram decorados com pintura facial e corporal , adornados com colares de dentes de animais e sementes. Também colocavam objetos de pedra como almofarizes e machados. É possível inferir que haveria um culto aos mortos, cujos espíritos os protegiam das chuvas torrenciais, calamidades, pragas e doenças. Enfim, os sambaquianos eram sedentários, soberanos da costa e ocuparam principalmente a mata litorânea.

IV - A cultura da Região dos Lagos
Esta nova etapa cultural perdurou entre 2.200 a.C. – 1 d.C., se estendeu na região, basicamente nos municípios de Cabo Frio, São Pedro d’Aldeia e Búzios, durante o período conhecido como Arcaico. Este período se caracterizava pela introdução da horticultura na região, principalmente da mandioca, incremento demográfico e ausência de cerâmica. Ademais, surgiram os almoxarifes, batedores, bigornas e moedores, indicadores de um consumo permanente de plantas e preparação de farinha.
                
Em 1962, Ondemar Dias Jr. publicou a presença de diversos montículos litorâneos em Cabo Frio e Arraial do Cabo que tinham semelhanças com o famoso sítio arqueológico de Sambaqui de Itaipu, localizado na praia de Niterói, formulando a famosa hipótese da fase Itaipu que foram englobadas no período Arcaico e admitiu que as primeiras populações humanas da Região dos Lagos procediam do interior, das serras do Rio de Janeiro. Refere que a fase Itaipu A, conformada pelos sítios Corondó, Malhada e Angelim, entre Cabo Frio, São Pedro d’Aldeia e Búzios, constituíam centros de populações humanas que estavam bem adaptadas num ambiente lacustre e de restingas. Aliás, nesse momento o nível marinho havia subido 2m acima do atual, favorecendo a inundação do pântano da Malhada e do ingresso de cardumes e baleias que atingiu até Campos Novos, todo rodeado de mata Atlântica.


Os sítios de Corondó, localizado em São Pedro d‘Aldeia, e Malhada, em Cabo Frio, possuem uma antiguidade de 2.300 a 1.000 a.C. e contêm cemitérios indígenas pertencentes a tribos horticultores de mandioca e sem cerâmica, contemporâneos com sítios de  pescadores dos sambaquis do litoral cabofriense. Nesse período, a zona era rica em peixes lacustres, aves marinhas, anfíbios, mamíferos e répteis. Localizava-se dentro de uma extensa mata Atlântica. Muitos peixes podiam ser apanhados com as mãos. Constatando uma alteração de padrões de subsistência como o aumento de consumo de moluscos, principalmente berbigão, e diminuição do tamanho dos peixes (pescada, bagre, corvina, miraguaia) e complementado por aves e mamíferos. A indústria lítica decaiu e surgiu uma exuberante indústria sobre osso e concha. Nos sambaquis, a base de sobrevivência muda sensivelmente, passando a um consumo generalizado de muitas espécies de moluscos, principalmente de espécies jovens. A indústria sobre osso e concha perde importância, surgindo uma abundante produção sobre lascas de quartzo hialino. Aqueles sítios-sobre-dunas localizavam-se em praias de mar aberto, onde a existência de morros cristalinos impõe uma curvatura mais acentuada ao litoral, onde a ressurgência marítima ocorria com maior intensidade. Favorecendo a intensa proliferação de plâncton, gerando uma cadeia trófica de numerosas espécies marinhas e acabando por transformar tais áreas em viveiros naturais, onde a pesca e a coleta de moluscos ficava extremamente facilitada.


Sobre as relações sociais entre os sambaquis e os Araruama (Itaipu) existem dúvidas enquanto a sua posição cronológica. Mas, para nós aqueles homens seriam descendentes dos mesmos sambaquianos do litoral, ora mais adaptados ao ambiente lacustre onde experimentaram a domesticação da mandioca (carboidrato) que serviam num início de complemento a abundante dieta de proteínas marinhas. Os primeiros confrontos violentos entre ambos os grupos começaram por volta de 2.000 anos a.C. Tribos de horticultores Itaipu que conviveram com grupos sambaquianos tiveram pressões de seleção e contato cultural. Os estudos paleopatológicos realizados no sítio do Corondó (2.250 – 1.150 a.C.) demonstram maior freqüência de lesões traumáticas, predominando as fraturas causadas por tensão, compressão e torção, algumas como conseqüência de quedas (fraturas de Colles), principalmente entre as mulheres, e outras provavelmente por golpes diretos causando infecções posteriores, notadamente entre os homens. Aquelas lesões traumáticas são indicadores de ações violentas que permitem a comparação entre populações. Este fenômeno biocultural ocorreu entre fins do período Lítico II e o início da fase Itaipu, provavelmente entre os recoletores-sambaquis e os horticultores-Araruama. Aliás, Tânia Andrade Lima, em 1995, indicou que os pescadores das  ilhas do litoral do Rio de Janeiro, como na Baía da Ribeira, em Angra dos Reis, e na ilha de Santana, em Macaé, ocupados durante esse período, sofreram pressões sociais desvantajosas.

V - A sociedade Una
Durante os primeiros séculos de nossa era surgem os grupos Una, que eram tribos aguerridas de horticultores e ceramistas, ocupando progressivamente o litoral. Este período cultural chama-se Formativo (1 – 700 d.C.). Sua origem parece ter ocorrido no território do  norte mineiro e Goiás Meridional. Nos sítios de Monte Carmo, em Goiás, com datação de 3.800 a.P. (1.850 a.C.) e Lapa do Gentio, perto de Unaí, MG, e datado de 3.490 a.P. (1.540 a.C.). Em ambos os sítios, a cerâmica apresenta um antiplástico de fibras vegetais chamado “cariapé”. Tais povos se distribuíam numa vasta região brasileira que incluía os Estados da Bahia, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Goiás, São Paulo e Pernambuco. O milho parece estar presente em Gentio, junto com o amendoim, cabaça, feijão, jatobá e coquinhos, associados a sepultamentos em covas. Não foram encontrados sinais de caça nem de pesca, o que indica que eram povos basicamente agricultores.


Na região de Cabo Frio, as tribos Una começaram a chegar, subindo o curso do rio São Francisco e do rio Grande até alcançar as cabeceiras da Serra do Mar e daí descer a vertente Atlântica, concentrando-se nas beiras dos rios Una e São João. Nos vales dos rios Una e São João, eles cultivavam milho e feijão e por vezes complementada por mandioca para fabricação de farinha e parece não haver sido cultivado a mandioca-amarga. Alguns arqueólogos indicam que esta ocupação ocorreu em torno do século V de nossa era e admitem, aliás, que a chegada da cerâmica Una não implicou nenhuma mudança na economia regional e cuja introdução na Região dos Lagos foi pacífica nos grupos litorâneos Itaipu. Mas, observando as ossadas humanas podemos perceber violências interpessoais. Sua cerâmica também está presente nas camadas superiores dos sítios Corondó, Malhada e os sambaquis de Araruama. Provavelmente, caracterizando o momento em que grupos do período Formativo introduziram a tecnologia da cerâmica e a  agricultura incipiente.


Estas populações humanas tinham dentes em forma de pá, indicador de descendência do tronco asiático oriental ou mongolóide, próprio das tribos amazônicas. Sua vida média era de 35 anos de idade. A estatura média era de 1.55-56 m para os homens e de 1.46 m para as mulheres (estatura baixa). No entanto, os Una de Minas Gerais tinham uma estatura maior, de 1.62 m para os homens e 1.50 m para as mulheres. Esta queda de estatura é um indicador de adaptação a um clima úmido e frio que lhes permitia manter o calor corporal tal como os povos altoandinos e do Himalaia. No entanto, a craniometria nos esqueletos do sítio de Massambaba, no Arraial do Cabo, revelou que tinham o tipo mesocrânio, produto de miscigenação com grupos locais.


Sua cerâmica está caracterizada por ser de pasta negra, com vasilhames pequenos (diâmetro máximo, no bojo, de 25 cm), globulares, cônicos e piriformes, de abertura constrita com um pequeno gargalo. Os sítios cariocas formam duas fases: a primeira “Una", pouco pesquisada na região, apesar de ter dado nome a uma tradição tão ampla pelo sítio original do rio Una, ocupando uma área de 5 Km de diâmetro no litoral. A outra fase, “Mucuri”, melhor estudada, parece não haver desenvolvido sua economia de uma exploração dos recursos marítimos, ficando no contato entre a planície litorânea e a encosta da Serra do Mar. Das quase vinte jazidas registradas pelo Instituto de Arqueologia Brasileira, somente cinco são de habitação, todas ocupando o fundo de vales; enquanto as outras são lugares de  sepultamento: abrigos de encosta meia e grutas já na região das escarpas.


Esta fase perdurou até o advento dos europeus, sendo correlacionada, de forma tentativa, aos Goitacás. Embora a olaria pareça estar associada a um novo padrão de organização das aldeias da região, principalmente casas ao ar livre e enterramentos-sob-rochas. Esses esconderijos geralmente aparecem a 200 m ou mais acima do nível do vale, marcam uma clara separação entre o mundo dos vivos (embaixo) e dos mortos (em cima). Os ossos estão depositados dentro de pequenas urnas funerárias. Estas cerâmicas tem a forma do fruto “sagrado” da sapucaia (Lecythis olaria), uma árvore do país dos mortos, na  crença dos índios Puris da região. Às vezes, estão depositadas com ocre-vermelho ou urucum (Bixa orellana), tabaco e tomates silvestres. Eram enterramentos secundários constituídos por ossos fragmentados, misturados e incompletos. Os poucos enterramentos primários estão em posição de semiflexão e pintados de cor rosada. Junto aos esqueletos também aparecem inúmeros adornos: contas de osso de aves, contas vegetais feitas de grãos de capim-navalha, alternando Com  grãos pretos e ossinhos, dentes caninos de macacos, anéis e pingentes feitos de casca de caramujos gigantes da famíliaStrophocheilidae.
Tinham cestos, colares e pulseiras, enfiados em quádruplos cordões, feitos de sementes, de dentes de mamíferos ou de pequenas conchas perfuradas. Possuíam tortuais de fuso de cerâmica indicando a fabricação de tecidos, confirmada pelos achados de algodão (Gossypium bardadense). Fabricavam pequenas redes de algodão (tipóias) que eram feitas por meio de técnicas semelhantes às de cestaria, espiralada com fio tecido, ou espiralada com a única nappe. Também tinham cabaças provavelmente, para cantil, ou uso como pequena bolsa, e aparecem varas de cerne de coqueiro, que talvez servissem de “bastão de comando”. As lascas cortantes de quartzo da cultura Araruama foram substituídas por fibra vegetal de taquara ou saquara, mostrando uma adaptação mais completa à floresta.


Algumas ossadas de enterramentos secundários, descarnados e cremados, evidenciam marcas de mordedura humana. Isto faz crer que eles praticavam a antropofagia ritual. Os estudos paleopatológicos indicam que os homens tinham maior desgaste nos cotovelos, quiçá por uso freqüente de lanças e machados de limpeza das roças, no entanto, as mulheres apresentavam desgastes nos joelhos e maior osteofitose das vértebras lombares que seria um indicador pela atividade da agricultura. Sofriam de espondiloartrose e osteofitose vertebral, além de cáries dentárias (14%), cistos e granulomas, produto de atividades agrícolas e elevado consumo de carboidratos e de amido. A ocorrência de facetas supranumerárias nas tíbias sugere que os indivíduos praticavam a posição de cócoras ou ficavam freqüentemente ajoelhados. Predominam as do corpo do externo (problemas congênitos) por serem grupos endógamos.


Sobre a vida religiosa e espiritual dos Una podemos aproximar-nos com o estado dos petróglifos do Morro da Guia, construídos durante esse período. Um enterramento coletivo, ocorrido no século XI d.C., era um cemitério da fase Una e início dos Tupiguarani, e pelo alto índice de fraturas cranianas, foi inferido ser conseqüência de atividades guerreiras, confirmando a hipótese que os Una foram invadidos pelos Tupinambás.

VI - Os Tupinambás
A chegada de grupos guerreiros de língua Tupi-guarani, mais conhecidos como Tupinambás, à região de Cabo Frio marcou um período de conflitos sociais frente os Una  pelo controle econômico da Lagoa de Araruama, do centro religioso do Morro da Guia e seus diversos recursos ecológicos. Este fenômeno pré-histórico ocorreu entre 700-1.400 d.C., aproximadamente.


Segundo os cronistas portugueses, os Tupiguaranis eram consideradas as populações nativas “mais evoluídas” do litoral brasileiro pelo que formavam uma grande confederação que chamaremos de chefia. Um nível incipiente de Estado. A cerâmica Tupiguarani se caracteriza por sua policromia sobre fundo engobado branco. Pela ampla distribuição desta cerâmica, pode-se acreditar ter sido uma tradição pan-brasileira, que consideramos ser um horizonte cultural que se originou na Amazônia e se estendeu por todo o litoral brasileiro.


Donald Lathrap e os Evans sustentaram a hipótese de que o centro original devia ser procurado na Amazônia brasileira, indicando que sua expansão começou a ocorrer há 2.800-2.500 a.P. Eles admitem também que as sete famílias do grande tronco Tupi foramde origem amazônica e uma delas emigrou para o sul, alcançando e fusionando-se com os Guaranis, habitantes do Paraguai , formando os Tupiguarani que há 1.000 d.C. começaram a ocupar o litoral brasileiro do sul e central, atingindo a região de Cabo Frio e dominando aos Una.

A distribuição do tronco lingüístico Tupi é ampla, abarcando um conjunto de tribos do Brasil, Argentina, Bolívia, Paraguai, Peru e Uruguai. Assim, o termo “Tupi-guarani” (com hífen) reúne os grupos Guaranis da Bacia de La Plata e nos vales dos rios Uruguai e Paraná, e os grupos Tupis do litoral carioca ou maranhense, chamados tupiniquins e tupinambás. Enquanto, “Tupiguarani” (sem hífen) constituem os achados arqueológicos dos grupos conhecidos etnograficamente. Muitos arqueólogos defendem que os tupiguarani se caracterizavam pela cerâmica policroma e corrugada, contudo, vários grupos tupiguarani não tinham cerâmica na época histórica ou correspondiam a grupos diferentes como os Tapirapé, Mundurucu e os Guayaqui (Prous, 1992).












Há cerca de 1.000 d.C. (ou 970 a.P.), a tradição Tupi-guarani chegou no Estado do Rio de Janeiro pelo curso do rio Paraíba do Sul, fixando-se principalmente ao longo do litoral. Assim, os Una foram desplazados à região de Campos e os Tupiguarani permaneceram até o contato com o europeu, do qual sofreram influências culturais que darão origem a numerosas fases neobrasileiras do Rio de Janeiro, que testemunharam este processo aculturativo e de extermínio da população indígena. Um grande sítio Tupiguarani desta região, ocupado entre 1.000-1.500 d.C., está localizado na Estação de Rádio da Marinha (224.01.50), cujos níveis inferiores foram achadas uma ocupação tipicamente tupiguarani. Buarque (2002) registrou vários sítios deste período na região de Araruama, como a aldeia de Morro Grande, Sítio São José, Serrano e Condomínio Jardim Bela Vista, indicando o avançado processo de destruição.

As aldeias Tupinambás encontravam-se tanto nas imediações do mar, quanto nos morros interioranos que antecedem a Serra do Mar. Hans Staden (1555), descreveu que as aldeias podiam encontrar-se esparsas, a pequena distância umas das outras: Seis milhas, quatro léguas, etc., os índios moravam na estrutura comunal ou maloca e saíam por curtos  períodos durante a pesca ou guerra, período em que a população podia se dividir. As aldeias eram fortificadas, mas somente nas zonas fronteriças de tribos inimigas. As muralhas eram feitas de troncos de árvores ou paliçadas de paus da altura de um homem, com seteiras (no litoral) e de terra que atingiam de 2 ou 2.5m de altura (na Floresta Amazônica). Estas seteiras serviam para defender-se de povos invasores. No caso de sitiar uma aldeia, os agressores fechavam todo o contorno, colocando uma cerca com vegetais espinhosos.

As casas tinham plantas oblongas, retangulares e circulares devido a funções diferentes como lugares de moradia, de armazenagem, de reuniões e prisões. Era uma sociedade tipicamente adaptada à floresta tropical em perpétua migração por causas ideológicas, principalmente por canoas fluviais e marítimas. Eles costumavam morar em área de floresta fechada, tanto da região litorânea como da fluvial, construindo suas malocas ou ocas desde o nível do mar até os 400m de altitude, procurando planícies e áreas próximas à água doce e não gostavam da gelada noturna nem de áreas secas. Os sítios também ocupam a parte superior  da encosta dos morros que dominam um rio principal navegável, geralmente nas imediações das aldeias passavam um córrego ou um canal que fornecia água doce. O rio principal costumava distar  várias centenas de metros até 1 Km. Como exemplo, podemos mencionar as aldeias dos rios Taquara, Paranapanema, São João e Una. Sua economia de subsistência se baseia na agricultura de mandioca, através da técnica da coivara, roça e queima ou “slash-burn”. Portanto, os sítios arqueológicos localizam-se perto dos rios navegáveis e das porções superiores dos cultivos temporários, onde acumularam terra preta e cacos de cerâmica. Eram expertos nadadores, guerreiros e mergulhadores.

Eles gozavam de um bom estado de saúde, eram indivíduos fortes, sadios e bem adaptados aos trópicos. A alimentação dos Tupinambás era variada, comiam de tudo, do piolho à onça, do jacaré a outro índio inimigo, assim como plantas cultivadas, peixes, crustáceos, mariscos, tartarugas e mel, portanto rica em vitaminas, proteínas e grassas, condições essenciais de boa nutrição e que explicam a linha física, a permanência na saúde e a agilidade de seus movimentos. Não eram indivíduos gordos, tinham corpo esguio e forte, alegres, membros bem proporcionados, enxuto de músculos. Seu apetite não conhecia limites. Tinham hábitos higiênicos bem desenvolvidos, desfrutavam do clima tropical agradável e farta alimentação provida pela caça, pesca e coleta sistemática.
      
Tinham várias doenças entoparasitárias, amarelão, opilão e desinterias, também as hipoplasias do esmalte dentário indicavam estados de anemias, elevado grau de cárie dentária, e doenças degenerativas na coluna vertebral, osteomielites por infecções estafilocócicas ou estreptocócicas, assim como freqüentes infecções das cavidades pneumatizadas dos ossos da face, seios maxilares, paranasais e e frontais, principalmente, associando-se a penetração de microorganismos virulentos, causando deficiência de drenagem das secreções, afonia, epistaxe e ferimentos muco-sanguinolentos ou muco-purulentos, inferindo tratar-se claramente de leishmaniose mucosa (25% do material estudado), além de infecções por tungíase.
A freqüente preparação da bebida alcoólica de cauim a base de mandioca, produziu uma elevada abrasão dentária, principalmente dos incisivos, já que a mastigação da casca e a saliva que seria de fermento era a forma típica de preparar a bebida. Esta tradição provinha desde tempos Itaipu. A osteofitose vertebral dos graus I e II, tanto na coluna cervical como lombar, e calcificações nas áreas de inserção de ligamentos e bainhas articulares de adultos, indicando dois padrões diferentes, o estresse por atividade de transporte, carregando o peso na cabeça ou pendurada dela produz a osteofitose da coluna cervical. No entanto, as freqüentes atividades de semeia e de coleta de mandioca, através da técnica da coivara, produzia a osteofitose da coluna lombar. Em comparação com os sambaquis, existe uma maior incidência de 10% de osteofitose vertebral.

Segundo Métraux (1929), os Tupinambás tinham um profundo sentimento da força orientada a luta, preso ao encanto, ao colorido marcial da guerra. Tinham profundo orgulho de seu valor militar, no que  se diferenciava dos outros povos, por eles combatidos e afastados das suas terras como os Una, a fase Mucuri e os Goitacás. A conquista de novos territórios tropicais pelos tupiguarani foi lenta e gradual. Este fato histórico se deveu pela presença de guerreiros que eram espertos navegadores fluviais. Esta expansão cultural e social era impulsionada por questões religiosas e ideológicas, ainda durante o século XVI, continuavam aqueles intensos movimentos sociais.

Finalmente, os Tupiguarani lograram conquistar novas terras por três fatores principais: aldeias, acampamentos e peabirus (extensos caminhos antigos). Acrescentam, ainda, que para o melhor domínio das áreas conquistadas, além da aldeia central, estabelecida junto à orla marítima ou nos morros em forma de meia laranja com visão de 360º da linha horizontal, antes de ser uma preocupação defensiva, tinha que se usar meios ofensivos. Em Cabo Frio, existiam duas grandes aldeias tupiguarani: uma no bairro da Passagem, onde foi construída a antiga praça e a Igreja de São Benedito, e outra, no campo de futebol por trás do Morro da Guia e próximo à Comunidade do Itajurú.

UNAMAR CLIMATOLOGIA


CLIMATOLOGIA

I - Climatologia
Climatologia é o estudo científico do clima, particularmente suas aplicações práticas. Utiliza-se dos mesmos dados básicos da meteorologia, e seu objetivo é descobrir, explorar e explicar o comportamento normal e anormal dos fenômenos atmosféricos visando o benefício do homem.

II – Coleta de dados
Os fenômenos ocorridos na região  permitiram a elaboração de tabelas, as quais formaram a base para o estudo da situação climática da região selecionada.

III – Descrição da localidade
A região de Unamar está localizada no estado do Rio de Janeiro nas coordenadas de 22º20’ S e 41º45’ W, com uma altitude de 2 m e fuso horário de 3h.

IV - Gráficos
Temperaturas Médias de Unamar
Gráfico - 01 - Temperaturas Mensais Médias em Unamar.
O gráfico de temperaturas médias mostra o mês mais quente como aquele que  contém a temperatura mínima mais alta  e temperatura máxima mais alta, que é o mês de fevereiro. O mês mais frio foi aquele que apresentou as temperaturas mais baixas, o mês de julho.

Média da Precipitação em Unamar
Gráfico 02 - Precipitação Mensal Acumulada em Unamar.
O mês que mais chove em Unamar é o mês de novembro e o mês que chove menos é o mês de agosto.

Percentual de Trovoada em Unamar
Gráfico 03 - Percentual da Média Mensal de Trovoada em Unamar.
O mês que apresenta o maior índice de trovoadas é o mês de janeiro e o mês que com menor índice é o mês de agosto.

Percentual de Nevoeiro em Unamar
Gráfico 04 - Percentual da Média Mensal de Nevoeiro em Unamar.
O mês com menor índice de nevoeiro é o mês de abril e o mês com maior índice de nevoeiro é o mês de setembro.

Umidade Média em Unamar
Gráfico 05 - Umidade Média Mensal em Unamar.
A umidade é quase constante em Unamar, tendo em vista que é uma cidade litorânea. Apresenta pouca variação em sua umidade durante o ano. O mês que possui maior umidade relativa é o mês de novembro e o mês que possui a menor umidade relativa é o mês de agosto.

Pressões Médias em Unamar
Gráfico 06 - Pressões Mensais Médias em Unamar.O mês que possui as pressões mais altas em Unamar  é o mês de julho e o mês que possui as pressões mais baixas é o mês de  março.
 Gráfico 07 - Direção do Vento predominante em Unamar.
O direção do vento que predomina na região de Unamar está entre 20º e 40º, tomando como base o norte geográfico. O vento estará vindo, em sua maioria, da região compreendida entre 20º e 40º.









UNAMAR


UNAMAR - CABO FRIO - RJ

I - Localização
Unamar pertence ao 2º distrito de Cabo Frio no estado do Rio de Janeiro na conhecida Região dos Lagos e localiza-se no km 135 da rodovia Amaral Peixoto. Situa-se na Latitude de 22º 38' 51,61" Sul e Longitude 42º 00' 04,46" Oeste.
Unamar - Cabo Frio - RJ

II - Origem da palavra Unamar
O processo de formação da palavra Unamar se dá por uma composição por justaposição de UNA (do rio Una) + MAR (oceano).

Google Maps - Clique na imagem de Unamar, logo acima, para navegação.
III - Citação em homenagem a localidade e aos moradores de Unamar
"No vasto oceano da vida navegamos diversamente: O roteiro é a razão, mas o vento é a paixão." "On life's wast ocean diversely we sail: Reason the card, but passion is the gale."
Pope (1688 – 1744), Epístola II ao Dr. Arbuthnot

IV - História de Unamar
Os primeiros anúncios de vendas de lotes de Unamar aconteceram em 1960, na TV Rio. O nome do responsável pelo loteamento de Unamar, em 1960, era o Sr. Gilberto Camarão e sua esposa, a Sra. Eloísa Camarão. O representante direto do Sr. Camarão em Unamar era o Sr. Costa que intermediava a venda dos lotes. O zelador do loteamento era o Sr. Aristóteles. Os primeiros moradores de Unamar fixaram residência em 1961, dos quais na sua grande maioria eram da Rua "G". São eles:
  • Sra. Marieta (mãe da Sra. Darcy). 
  • Sra. Aluyzia Gonçalves. 
  • Sr. Moacyr Rocha e sua esposa, Sra. Neuza Rocha. 
  • Sr. Mário e sua esposa, Sra. Gerusa.
  • Sr. Gumercindo e sua esposa, Sra. Malvina.
O benefício da energia elétrica, em Unamar, só aconteceu em 1972, antes disto o lampião à querosene era a única fonte luz.O primeiro mercadinho de Unamar era gerenciado pelo Sr. Genecy.
A famosa cantora Elizeth Cardoso possuía casa na rua "C" de Unamar, do lado da praia. Conhecida popularmente como "A Divina", considerada como uma das maiores intérpretes da canção brasileira e uma das mais talentosas cantoras de todos os tempos, reverenciada pelo público e pela crítica.
A padroeira de Unamar é Nossa Senhora de Fátima. A Igreja de Nossa Senhora de Fátima foi construída em 1982 e o responsável por trazer um Padre foi o Sr. Cantídio Gonçalves da família Placido.
Padroeira de Unamar
Um posto policial foi instalado em Unamar em julho de 1986 por intermédio do Sr. Gumercindo e Sr. Moacyr Rocha, que reivindicaram junto à prefeitura de Cabo Frio por melhores condições de segurança para os moradores do loteamento.

Unamar possuía um hotel, o Hotel Brasil, com restaurante e aonde se realizava serestas, isto já em 1984. No ano de 1985 instalou-se em Unamar a famosa venda do Sr. Adilson que se encontra ativa até hoje com todas as características originais.

Em agosto de 1986, houve uma ressaca do mar muito forte onde as ondas invadiram boa parte do loteamento. Desde então o mar avançou aproximadamente 10 metros em direção ao continente e perdeu-se boa parte da extensão de areia, a praia diminuiu.

Foi somente em 1998 que a água encanada e tratada chegou em Unamar com a Pro-Lagos. Antes deste acontecimento tinha-se que buscar água em Barra de São João, Rio das Ostras ou enfrentar a água salobra de poço.

Em Unamar houve várias Associações de Moradores, mas a que trouxe significativos resultados para o loteamento aconteceu sob a gestão do Sr. Gumercindo e Sra. Jô.
                                             CAMINHO DA PRAIA DE UNAMAR 
  PRAIA DE UNAMAR 
  PRAIA DE UNAMAR 
                                                                  PRAIA DE UNAMAR
                                                         PRAIA DE UNAMAR 
PRAIA DE UNAMAR
   


sábado, 28 de abril de 2012

frases engraçadas para facebook


- A melhor lua para se plantar a mandioca é a lua de mel.
- Se as mulheres não existissem todo o dinheiro do mundo perderia seu significado.
- Calor humano é ótimo, pena é o cheiro.
- Cada vez que recebo a minha conta de luz, levo um choque.
- Já que a aula é um dever, vamos dever mais uma aula.
- Uma coisa que me deixa feliz: Ver pessoas correndo pra pegar o ônibus… E não conseguir!
- Eu sou igual a chuveiro velho: nem tô ligando e quando ligo, nem esquento!
- Calcinha é igual pacote de presente: pode até ser bonito, mas a gente quer é o que tem dentro.
- Às vezes me impressiono com a minha capacidade de estragar tudo perto de alguém bonito.
- Hoje foi o dia em que me senti mais humilhado em toda minha vida, fui mijar ao lado de um jumento!
- A sorte de uns é o azar de outros e a inveja de todos.
- Aquele pressentimento de morte quando a sua mãe fala: Em casa conversamos...
- Tô mais perdido que pijama em lua de mel.
- Minha letra é tão feia que quando mando carta de amor pra minha namorada, ela leva para o farmacêutico ler.
- Numa reunião de proctologistas o papo é reto.
- Dica para fazer sexo selvagem: transe com mulher de TPM.
- Sexo é o único esporte que não é cancelado quando falta luz.
- O segredo para gostar do seu trabalho é ter um passatempo pior que ele.
- Vou para academia em busca de um corpo ideal: e que esse corpo seja bronzeado, olhos verdes e dê mole pra mim!
- O que eu gosto na masturbação é que você não tem que dizer nada depois.
- Existem duas frases que mexem com o ser humano: "Eu te amo!" e "Vai ser open bar!"
- Dou um boi pra não entra numa briga... e se o cara for forte, dou até a fazenda inteira!
- Aqui na minha cidade tem um Bar chamado Big Brother, cada dia eliminam um, morre por cirrose ou por briga.
- Instrução na embalagem da camisinha: Agite antes de usar.
- Malandro é vendedor de materiais de construção. Dá o cano e ainda ganha dinheiro!
- Quem fala que maconha causa esquecimento, são um bando de... de... de... você entendeu!
- Para os que bebem para esquecer, favor pagar primeiro!
- Estou apaixonado pela mesma mulher há quarenta e um anos. Se minha esposa descobrir, vai me matar.
- Não tenho vícios, só uma mania: Bater o cigarro no copo de uísque quando tô jogando baralho na zona de madrugada.
- I hate essas people que speak english no meio do português!
- Não basta ser pobre, tem que ver novela e reclamar do vilão.
- Namoro é igual a emprego, vaga tem... o que falta é gente qualificada pra ocupar o cargo!
- Tenho que te contar uma coisa sobre meu pinto. Conta? Ah, deixa, é muito grande.
- Se tá difícil pra gente, imagine pra quem usa Orkut.
- Mãe, o certo é fazer amor ou fazer sexo? Filho, o certo mesmo é não fazer filho!
- Não estou gorda, apenas estou ampliando minhas instalações para melhor atender ao meu marido.
- O mundo não é ruim, só está mal frequentado.
- Tô mais ignorado que os alunos figurantes do Professor Girafales.
- Quem nunca cabeceou uma bola de boliche, não sabe o que é ter peso na consciência!
- Filho é igual video-game: A próxima fase é sempre pior!
- Eu era tão feio, que quando nasci nem minha mãe foi no parto.
Conjugando o verbo Facebook: Eu posto, Tu comenta, Ele curte, Nós compartilhamos, Vós publicais, Eles riem, Ninguém trabalha.
- Meu mundo gira em torno de você. Você é luz na minha vida. Obrigado Sol!
- De hoje em diante, vou para de me importar com a opinião dos outros. O que você acha?
- É muito amigo pra pouco Trident.
O dinheiro não traz felicidade... para quem não sabe o que fazer com ele.
- Agora mandam eu me comportar? Desde pequeno vi o Tarzan andar pelado. Cinderela chegava meia noite. Pinocchio mentia. Aladdin era ladrão. Batman dirigia a 320 km/h. Sacanagem...
- Sou ótimo na cama. Se deixar eu durmo 24 horas por dia.
- Enjoei de internet, vou procurar outra coisa pra fazer. Hum já sei, vou procurar no Google!
 Gostei tanto do pijama que ganhei de aniversário, que agora só tiro ele pra dormir.
- O número de casos de violência nas escolas não aumentou. O que aumentou foi o número de celulares com câmera.
- Quem nunca achou que estava ganhando de alguém no videogame e descobriu que a sua tela era a de baixo não sabe o que é ser enganado!
- Quem nunca soltou um peido que fez um ronco enorme, não sabe o que é ter escapamento esportivo.
- Minha ultima namorada falou: Agora quero um compromisso sério!, só respondi: Certo, então amanhã reunião às 9h!
- Não basta ser pobre, tem que falar mortandela.
- Meu amigo foi fazer um test-drive e mudou muito. Depois que sentou num Picasso nunca mais foi o mesmo.
- Quem nunca cagou e depois viu que não havia nada no vaso, não sabe o que é ser o Mister M.
- Primeiro as damas é sinônimo de: Vai na frente pra eu poder ver a sua bunda.
- Calma é capacidade de levantar a sobrancelha em vez da voz quando descobre que a sua filha perdeu a virgindade.
- Se sexo fosse nutriente, eu tava no osso!
 Uma grande amizade tem que ser igual a bunda: tão unida que merda nenhuma separa.
- Mal por mal, é melhor ter o de Alzheimer que o de Parkinson, pois é melhor esquecer de pagar a cerveja do que derramar tudo no chão.
- Se sair de casa e um pombo cagar em sua cabeça, relaxe e pense na perfeição da Mãe Natureza, que deu asas aos pombos e não às vacas.
- Eu amo a sogra da minha namorada!
- Ontem eu queria que hoje fosse amanhã.
- Se alguém te chamar de corno, não se preocupe. São apenas coisas que colocam na sua cabeça.
- Em rio de piranha, jacaré usa camisinha.
- Em casa, minha mulher é o governo; minha sogra, o ministro da defesa e eu o ministro da despesa.
- Casamento é uma soma de afetos, uma subtração de liberdades, uma multiplicação de problemas e uma divisão de bens.
- Cada vez que recebo a minha conta de luz, levo um choque.
- Cachorro é amigo do homem porque não conhece o dinheiro.
- Foi só um astronauta brasileiro ir para o espaço que já sumiu um planeta.
- A verdadeira bravura está em chegar em casa bêbado, de madrugada, todo cheio de batom, ser recebido pela mulher com uma vassoura na mão e ainda ter peito pra perguntar : vai varrer ou vai voar?
- Casamento é a única instituição onde se conquista a liberdade por mau comportamento.
- Rico acompanha procissão, pobre persegue o santo.
- A faculdade virou uma instituição financeira que vende diplomas, o aluno é o consumidor interessado em comprar o diploma e, o professor é o cara que quer atrapalhar as negociações.
- Algumas mulheres são tão galinhas que se tomarem banho de água morna viram canja.
- O Brasil é um país geométrico... tem problemas angulares, discutidos em mesas redondas, por bestas quadradas.
- Hoje em dia no futebol do pescoço para baixo é canela.
- Estamos aí para o que der e vier e vice-versa.
- Meu carro é que nem o World Trade Center...só entra avião.
- Pobre é igual a disco de embreagem: quanto mais trabalha, mais liso fica.
- O mundo não piorou nos últimos 20 anos, a cobertura jornalística é que melhorou muito.
- O dinheiro não é tudo na vida. E geralmente, nem o suficiente.
- O cigarro adverte: o governo é prejudicial à saúde.
- Nem no dia de sua morte o coveiro falta ao cemitério.
 Revoltado é quem mora sozinho e quer fugir de casa.
- Antes do astronauta brasileiro, muitos brasileiros já foram para o espaço.
- Jesus salva!... passa para Pedro, que chuta e é goool!
- Primeiro Deus criou o homem... Depois teve uma idéia melhor.
- Para presidente do Brasil, vote em Ninguém! Porque Ninguém faz melhor do que qualquer político!
- Frase de motel em promoção: "Antes à tarde do que nunca!"
- Guie com cuidado, o próximo carregamento pode ser seu.
- Filho é igual a peido, você só agüenta o seu.
- Feliz é índio, só entra em fila quando tem dança na tribo.
- Entre loiras e morenas, prefiro as duas.
- Em terra de Saci, um par de sapatos serve para dois
 A vida é uma sucessão de sucessos que se sucedem sucessivamente sem cessar.
- O amanhã de ontem é hoje?
- O melhor amigo não é o que separa a briga, mas sim o que
 chega dando uma voadora!
- Vencer não é tudo. É preciso humilhar o adversário!
- Não me considere o chefe, considere-me apenas um colega de trabalho que tem sempre razão.
- Preguiçoso é o dono da sauna, que vive do suor dos outros.
- Mais vale chegar atrasado neste mundo, do que adiantado no outro.
- O mundo só é bom porque é uma bola, pois se fossem duas seria um saco.
 Estudante é igual a papel higiênico: ou está no rolo ou está na merda.
- Manchete dos sonhos: "Um deputado contraiu febre aftosa. Será preciso abater todo o rebanho".
- Não sou demais porque tudo que é demais sobra, e o que sobra é resto. Sou de menos porque tudo que é de menos falta, e o que falta é raridade!
- O homem perde saúde tentando ganhar dinheiro e perde dinheiro tentando ganhar saúde.
- Você nunca terá a segunda oportunidade de causar uma boa primeira impressão.
- 24 horas em um dia. 24 cervejas em uma caixa. Coincidência?
- Mulher é igual a pipoca, é só dar um pulinho, já está na boca do povo.
- Mulher bonita na beira da estrada é como música de carnaval, fácil de ser cantada.
- Marido de mulher feia tem raiva de feriado.
- Mais perigoso do que cavalo na estrada é burro no volante.
- Há pessoas que se casam em comunhão de males.

Alguns Homens São...

orkut
COMO CAFÉ... São ricos, quentes, encorpados e te mantém acordada toda a noite. COMO O CIMENTO... Depois que se espalham... Demoram um pouco para ficar duros. COMO AS GELADEIRAS DE ISOPOR... Encha-os de cerveja e poderá levá-los para onde quiser. COMO AS COPIADORAS... Só servem para reprodução... COMO OS SAPATOS DE SALTO... Se forem feitos sob medida são fáceis de usar. COMO OS HORÓSCOPOS... Sempre te dizem o que você deve fazer e geralmente estão errados. COMO O RÍMEL... Correm à primeira lágrima. COMO AS MINISAIAS... Se você não tiver cuidado, podem subir por suas pernas. COMO PIPOCA... Te satisfazem, mas apenas por pouco tempo. COMO TEMPESTADES DE NEVE... Nunca sabe quando vêem, quantos centímetros terão e quanto tempo irá durar. COMO FÉRIAS... Nunca são suficientemente grandes.

Frase Engraçada

A. Einstein
orkut
A imaginação é mais importante que o conhecimento.

Frase Engraçada

José Rainha Jr.
orkut
Aos ricos, o favor da lei; aos pobres, o rigor da lei.

Frase Engraçada

orkut
"Sexo é igual vestibular, não importa a posição, o importante é estar dentro!"

Frase Engraçada

orkut
"As vegetarianas não gritam quando têm um orgasmo, porque não querem admitir que um pedaço de carne lhes dá prazer...".

Frase Engraçada

orkut
"Mulher é igual pênalti mal batido: Um chuta, outro pega"

Frase Engraçada

orkut
"Tamanho não é documento. Dinheiro não traz felicidade."Acho que, quem inventou essa merda era pobre e tinha pinto pequeno!...

Frase Engraçada

orkut
"Se chefe fosse arquivo teria a extensão .FDP"

Frase Engraçada

orkut
"Feliz é o dono de sex shop, que pode dizer: "Pegue suas coisas e vá se f.....!"E o cliente ainda sai todo feliz."

Frase Engraçada

orkut
"Rio de Janeiro: O mar é azul, o Jardim Botânico é verde, a governadora é Rosinha, o comando é vermelho e a coisa tá preta."

Frase Engraçada

orkut
"Ironia do destino é quando um jardineiro tem um filho florzinha e uma filha trepadeira..."

Frase Engraçada

orkut
"Casamento que começa em motel , termina em "pensão"!

Frase Engraçada

orkut
"Não dê risada de tudo, porque quem acha tudo gozado é faxineira de motel"

Frase Engraçada

orkut
"Homem é igual a caixa de isopor: é só encher de cerveja que você leva pra qualquer lugar."

Frase Engraçada

orkut
"A diferença entre a mulher e o homem???? A mulher está sempre pronta para o que der e vier e o homem está sempre pronto para quem vier e der."

Frase Engraçada

orkut
"O café excessivamente quente, em copo plástico, reduz em dois terços a potência sexual do homem: Primeiro queima os dedos; depois a língua..."

Frase Engraçada

orkut
"A mulher gostosa é um conjunto de curvas capaz de deixar reta a única curva que um homem tem"

Frase Engraçada

orkut
"Qual é a principal diferença entre frustração e desespero?

Frase Engraçada

orkut
"Frustração é quando você pela primeira vez não consegue dar a segunda... Desespero é quando você pela segunda vez não consegue dar a primeira..."

Frase Engraçada

orkut
"Malandro é o pato, que já nasce com os dedos colados para não pôr aliança."

Frase Engraçada

orkut
"Devo tanto que se eu chamar minha mulher de "Meu Bem" o banco toma!!"

Frase Engraçada

orkut
"Nunca desista do sonho. Se não encontrar numa padaria, procure na próxima."

Frase Engraçada

orkut
"Tudo é relativo. O tempo que dura um minuto depende de que lado da porta do banheiro você está."

Frase Engraçada

orkut
"Se emperrar, force. Se quebrar, precisava trocar mesmo..."

Frase Engraçada

orkut
"Na vida tudo é relativo. Um fio de cabelo na cabeça é pouco; na sopa, é muito!"

Frase Engraçada

orkut
"Diga-me com quem andas, que eu te direi se vou contigo."

Frase Engraçada

orkut
"Eu cavo, tu cavas, ele cava, nós cavamos, vós cavais, eles cavam... Não é bonito, mas é profundo."

Frase Engraçada

orkut
"Errar é humano. Colocar a culpa em alguém, então, nem se fala."

Frase Engraçada

orkut
"Se for dirigir não beba. Se for Beber...me chame ."

Frase Engraçada

orkut
"Não adianta ser rico e usar roupas caras e de marca se o melhor da vida a gente faz pelado"

Frase Engraçada

Albert Einstein
orkut
O mundo não está ameaçado pelas pessoas más, mas sim por aquelas que permitem a maldade.

Frase Engraçada

Fernando Guimarães
orkut
O inimigo mais terrível é aquele que já foi nosso amigo, pois conhece as nossas fraquezas.

Frase Engraçada

orkut
Errar é humano, mas para se fazer uma monstruosa cagada é preciso um computador.

Frase Engraçada

A. Szent-Gyorgyi
orkut
A descoberta consiste em ver o que todo mundo viu e pensar o que ninguém pensou.

Frase Engraçada

Serginho-Sucesso
orkut
Ocupando o latifúndio improdutivo da internet !

Frase Engraçada

Lao-Tsé
orkut
Quem conhece a sua ignorância revela a mais profunda sapiência. Quem ignora a sua ignorância vive na mais profunda ilusão.

Frase Engraçada

A. Einstein
orkut
A imaginação é mais importante que o conhecimento.

Frase Engraçada

José Rainha Jr.
orkut
Aos ricos, o favor da lei; aos pobres, o rigor da lei.

Frase Engraçada

orkut
Não beba dirigindo! Você pode derrubar a cerveja.

Frase Engraçada

orkut
Noventa por cento dos políticos dão aos 10% restantes uma péssima reputação.

Frase Engraçada

Erasmo de Rotterdam
orkut
Rir de tudo é coisa dos tontos, mas não rir de nada é coisa dos estúpidos.

Frase Engraçada

Frangonildo Barbosa
orkut
No fundo, no fundo, todo mundo é bom. Difícil é segurar os canalhas no fundo da piscina!

Frase Engraçada

orkut
Se merda fosse dinheiro, pobre nasceria sem c*!

Frase Engraçada

John F. Kennedy
orkut
A vitória tem mais de uma centena de pais; a derrota, por outro lado, essa, é órfã.

Frase Engraçada

Albert Einstein
orkut
A mente que se abre a uma nova idéia jamais voltará ao seu tamanho original.

Frase Engraçada

orkut
As pessoas têm algo em comum. Sâo todas diferentes.

Frase Engraçada

Oscar Wilde
orkut
Experiência é o nome que nós damos aos nossos próprios erros.

Frase Engraçada

orkut
Os seios são iguais a um trenzinho elétrico; é feito para as crianças, mas quem brinca são os adultos.

Frase Engraçada

orkut
Os políticos são como as fraldas, devem ser trocados constantemente. E sempre pelo mesmo motivo.

Frase Engraçada

orkut
A diferença entre o ladrão e o político é que um eu escolho, o outro me escolhe.

Frase Engraçada

orkut
Se chiar resolvesse, sal de frutas não morria afogado.

Frase Engraçada

orkut
"Os políticos são como as fraldas, devem ser trocados constantemente. E sempre pelo mesmo motivo."

Frase Engraçada

orkut
"A diferença entre o ladrão e o político é que um eu escolho, o outro me escolhe."

Frase Engraçada

orkut
"Homem é igual relógio: depois do primeiro defeito, nunca mais anda direito."

Frase Engraçada

orkut
"Quem dá importância às pequenas coisas é mulher de japonês!"

Frase Engraçada

orkut
"Se tudo que é bom dura pouco, eu já deveria ter morrido há muito tempo."

Frase Engraçada

orkut
"Crianças no banco dianteiro podem causar acidentes. Acidentes no banco traseiro podem causar crianças."

Frase Engraçada

orkut
"Viva cada dia como se fosse o último. Um dia você acerta."

Frase Engraçada

orkut
"Se você é capaz de sorrir quando tudo deu errado, é porque já descobriu em quem pôr a culpa."

Frase Engraçada

orkut
"O melhor negócio do mundo é abrir um puteiro, pelo menos se falir, ainda pode comer o estoque!"

Frase Engraçada

orkut
"Passado de mulher é igual a cozinha de restaurante: melhor não conhecer senão você não come."

Frase Engraçada

orkut
"Em dia de tempestades e trovoadas o local mais seguro é perto da sogra, pois não há raio que a parta."

Frase Engraçada

orkut
"Mulher bonita é igual ao Tsunami. Quando chega vem fazendo onda. Quando vai embora, leva; Casa, carro, terreno, tudo..."

Frase Engraçada

orkut
"Os problemas da vida são como um tarado bem dotado: Melhor encarar de frente, porque se você der as costas..."

Frase Engraçada

orkut
"Pobre é foda, sempre diz que não tem nada, mas quando chove, fala que perdeu tudo."

Frase Engraçada

orkut
"O grande amigo não é o que vem separar a briga, mas sim aquele que chega dando uma voadora."

Frase Engraçada

orkut
"Rio de Janeiro: O mar é azul, o Jardim Botânico é verde, a governadora é Rosinha, o comando é vermelho e a coisa tá preta."

Frase Engraçada

orkut
"Ironia do destino é quando um jardineiro tem um filho florzinha e uma filha trepadeira..."

Frase Engraçada

orkut
"Casamento que começa em motel , termina em "pensão"!

Frase Engraçada

orkut
"Não dê risada de tudo, porque quem acha tudo gozado é faxineira de motel"

Frase Engraçada

orkut
"Homem é igual a caixa de isopor: é só encher de cerveja que você leva pra qualquer lugar."

Frase Engraçada

orkut
"A diferença entre a mulher e o homem????A mulher está sempre pronta para o que der e vier e o homem está sempre pronto para quem vier e der."

Frase Engraçada

orkut
"O café excessivamente quente, em copo plástico, reduz em dois terços a potência sexual do homem: Primeiro queima os dedos; depois a língua..."

Frase Engraçada

orkut
"A mulher gostosa é um conjunto de curvas capaz de deixar reta a única curva que um homem tem"

Frase Engraçada

orkut
"Qual é a principal diferença entre frustração e desespero?

Frase Engraçada

orkut
"Frustração é quando você pela primeira vez não consegue dar a segunda...Desespero é quando você pela segunda vez não consegue dar a primeira..."

Frase Engraçada

orkut
"Malandro é o pato, que já nasce com os dedos colados para não pôr aliança."

Frase Engraçada

orkut
"Devo tanto que se eu chamar minha mulher de "Meu Bem" o banco toma!!"

Frase Engraçada

orkut
"Nunca desista do sonho. Se não encontrar numa padaria, procure na próxima."

Frase Engraçada

orkut
"Tudo é relativo. O tempo que dura um minuto depende de que lado da porta do banheiro você está."

Frase Engraçada

orkut
"Se emperrar, force. Se quebrar, precisava trocar mesmo..."

Frase Engraçada

orkut
"Na vida tudo é relativo. Um fio de cabelo na cabeça é pouco; na sopa, é muito!"

Frase Engraçada

orkut
"Diga-me com quem andas, que eu te direi se vou contigo."

Frase Engraçada

orkut
"Eu cavo, tu cavas, ele cava, nós cavamos, vós cavais, eles cavam... Não é bonito, mas é profundo."

Frase Engraçada

orkut
"Errar é humano. Colocar a culpa em alguém, então, nem se fala."

Frase Engraçada

orkut
O segredo para um bom relacionamento é beleza e paciência. Se der certo, beleza; se não der, paciência.
Enviada por Greicy

Frase Engraçada

orkut
Para curar uma paixão, beba cachaça sem limão. Para curar tua amargura, beba conhaque sem mistura. Contra a dor de cotovelo, beba vodka sem gelo. Se sua vida é sofrer, nunca pare de beber!
Enviado por Michelle

Frase Engraçada

Fernando Guimarães
orkut
O inimigo mais terrível é aquele que já foi nosso amigo, pois conhece as nossas fraquezas.

Frase Engraçada

orkut
Errar é humano, mas para se fazer uma monstruosa cagada é preciso um computador.

Frase Engraçada

A. Szent-Gyorgyi
orkut
A descoberta consiste em ver o que todo mundo viu e pensar o que ninguém pensou.

Frase Engraçada

Serginho-Sucesso
orkut
Ocupando o latifúndio improdutivo da internet !

Frase Engraçada

Lao-Tsé
orkut
Quem conhece a sua ignorância revela a mais profunda sapiência. Quem ignora a sua ignorância vive na mais profunda ilusão.

Frase Engraçada

orkut
Quem ri por último é retardado

Frase Engraçada

orkut
Os Últimos serão desclassificados

Frase Engraçada

orkut
Quem cedo madruga, fica com sono o dia todo

Frase Engraçada

orkut
Há males que vem pra pior

Frase Engraçada

orkut
Família que reza unida, é religiosa pra caralho

Frase Engraçada

orkut
Quem vê a cara, não vê o resto

Frase Engraçada

orkut
Quem tudo quer, tudo tem

Frase Engraçada

orkut
Água mole em pedra dura, tanto bate até que molha tudo.

Frase Engraçada

orkut
Depois da tempestade, vem a gripe

Frase Engraçada

orkut
Quem da aos pobres ainda tem que pagar o motel

Frase Engraçada

orkut
A cerveja e a cachaça são os piores inimigos do homem. Mas o homem que foge dos seus inimigos é um covarde.

Frase Engraçada

orkut
90% do meu dinheiro eu gasto com bebida. Os outros 10% são do garçom.

Frase Engraçada

orkut
O álcool é o pior inimigo do homem. Mas na Bíblia diz que devemos amar nossos inimigos.

Frase Engraçada

orkut
Um pé de coelho pode não mudar sua vida, mas vai mudar a vida do coelho.

Frase Engraçada

orkut
A grande tristeza de um jardineiro é ter um filho florzinha e uma filha trepadeira.

Frase Engraçada

orkut
Prima é igual pizza gelada, dizem que faz mal, mas mesmo assim a gente come.

Frase Engraçada

orkut
Salvem as baleias, as gatinhas deixem que eu salvo.

Frase Engraçada

orkut
Um dia li que fumar fazia mal, parei de fumar, no outro dia li que beber fazia mal, parei de beber, e outro dia, li que fazer sexo fazia mal, parei de ler.

Frase Engraçada

orkut
A preguiça é a mãe de todos os vícios, e como mãe, deve ser respeitada!

Frase Engraçada

orkut
Devo tanto, que se eu chamar alguém de meu bem, o banco me toma!

Frase Engraçada

orkut
Eu acredito em tudo o que os políticos dizem, principalmente o que eles dizem uns dos outros.

Frase Engraçada

orkut
Se caminhar fizesse bem, o carteiro seria IMORTAL.

Frase Engraçada

orkut
Coma merda! Um bilhão de moscas não podem estar erradas.

Frase Engraçada

orkut
Dívida pra mim é sagrada. Deus lhe pague!

Frase Engraçada

orkut
Quem cedo madruga passa o dia com sono.

Frase Engraçada

orkut
Teclado não encontrado, aperte F1 para continuar.

Frase Engraçada

orkut
A fé move montanhas, mas eu prefiro dinamite.

Frase Engraçada

orkut
Cultura enriquece. Pergunte ao dono de uma escola particular.

Frase Engraçada

orkut
Desta vez votem nas putas, porque os FILHOS delas não resolvem nada!

Frase Engraçada

orkut
Deus criou o homem antes da mulher para não ouvir palpites. Deus criou o homem antes da mulher para não ouvir palpites.

Frase Engraçada

orkut
Drogas fazem a gente perder a memória e uma outra coisa que não lembro.

Frase Engraçada

orkut
Evite a ressaca, mantenha-se bêbado!!!

Frase Engraçada

orkut
Extra! Extra! Gêmeo tenta se suicidar e mata o irmão por engano.

Frase Engraçada

orkut
Não leve a vida a sério... você não vai sair vivo dela!

Frase Engraçada

orkut
Não roube! O Governo não gosta de concorrência.

Frase Engraçada

orkut
Para japonês, qualquer febre é amarela.

Frase Engraçada

orkut
Se ferradura desse sorte, burro não puxava carroça!

Frase Engraçada

orkut
Mulher não vale nada, até pobre tem!

Frase Engraçada

Desconhecidos
orkut
O estudo é a luz da vida! Poupe luz, não estude.Autores:

Frase Engraçada

orkut
"Depois dos 40 anos, a única coisa que o médico deixa um homem comer com gordura, é sua própria mulher!"

Frase Engraçada

orkut
"Amigo é igual parafuso, a gente só sabe que é bom na hora do aperto!"

Frase Engraçada

orkut
"Foi só mandar um brasileiro pro espaço que já sumiu um planeta!"

Frase Engraçada

orkut
"O amor é cego, mas o matrimônio devolve a visão".

Frase Engraçada

orkut
"Os seios são iguais a um trenzinho elétrico; é feito para as crianças, mas quem brinca são os adultos".

Frase Engraçada

orkut
"Casamento é igual a uma piscina gelada. O primeiro idiota que pula fica fingindo que a água

Frase Engraçada

orkut
"A mulher mais feliz do mundo é a namorada do saci, pois ela sabe que se levar um pé na bunda, quem cai é ele."

Frase Engraçada

orkut
"O mundo é bom porque é uma bola! Se fossem duas seria um saco..."

Frase Engraçada

orkut
"Se não puder ajudar, atrapalhe, afinal o importante é participar."

Frase Engraçada

orkut
"Cabelo ruim é igual a bandido... ou tá preso ou ta armado!!!

Frase Engraçada

orkut
"Os políticos são como as fraldas. Devem ser trocados constantemente. E sempre pelo mesmo motivo."

Frase Engraçada

orkut
"Mal por mal, prefiro o de Alzheimer ao de Parkinson. É melhor esquecer de pagar a cerveja do que derrubar tudo no chão".

Frase Engraçada

orkut
"Meia Idade: É a altura da vida em que o trabalho já não dá prazer e o prazer começa a dar trabalho"

Frase Engraçada

orkut
"Mulher feia é que nem muro alto, primeiro dá um medo, mas depois a gente acaba trepando."

Frase Engraçada

orkut
"Marido é igual a menstruação: Quando chega, incomoda; Quando atrasa, preocupa"

Frase Engraçada

orkut
"Homem é como vassoura: sem o pau não serve pra nada."

Frase Engraçada

orkut
"Chifre é igual a consórcio: quando você menos espera, é contemplado."

Frase Engraçada

orkut
"Pinto educado é aquele que se levanta pra você sentar."

Frase Engraçada

orkut
"Mulher feia é igual a ventania, só quebra galho."

Frase Engraçada

orkut
"Mulher de amigo meu é igual cebola... Eu choro mas como. "

Frase Engraçada

orkut
"Sexo é igual vestibular, não importa a posição, o importante é estar dentro!"

Frase Engraçada

orkut
"As vegetarianas não gritam quando têm um orgasmo, porque não querem admitir que um pedaço de carne lhes dá prazer...".

Frase Engraçada

orkut
"Mulher é igual pênalti mal batido: Um chuta, outro pega"

Frase Engraçada

orkut
"Tamanho não é documento. Dinheiro não traz felicidade."

Frase Engraçada

orkut
Acho que, quem inventou essa merda era pobre e tinha pinto pequeno!...

Frase Engraçada

orkut
"Se chefe fosse arquivo teria a extensão .FDP"

Frase Engraçada

orkut
"Feliz é o dono de sex shop, que pode dizer: "Pegue suas coisas e vá se f.....!"

Frase Engraçada

orkut
E o cliente ainda sai todo feliz."

Frase Engraçada

orkut
Não beba dirigindo! Você pode derrubar a cerveja.

Frase Engraçada

orkut
Noventa por cento dos políticos dão aos 10% restantes uma péssima reputação.

Frase Engraçada

Erasmo de Rotterdam
orkut
Rir de tudo é coisa dos tontos, mas não rir de nada é coisa dos estúpidos.

Frase Engraçada

Frangonildo Barbosa
orkut
No fundo, no fundo, todo mundo é bom. Difícil é segurar os canalhas no fundo da piscina!

Frase Engraçada

orkut
Se merda fosse dinheiro, pobre nasceria sem c*!

Frase Engraçada

John F. Kennedy
orkut
A vitória tem mais de uma centena de pais; a derrota, por outro lado, essa, é órfã.

Frase Engraçada

Albert Einstein
orkut
A mente que se abre a uma nova idéia jamais voltará ao seu tamanho original.

Frase Engraçada

orkut
As pessoas têm algo em comum. Sâo todas diferentes.

Frase Engraçada

Oscar Wilde
orkut
Experiência é o nome que nós damos aos nossos próprios erros.

Frase Engraçada

orkut
Os seios são iguais a um trenzinho elétrico; é feito para as crianças, mas quem brinca são os adultos.

Frase Engraçada

orkut
Os políticos são como as fraldas, devem ser trocados constantemente. E sempre pelo mesmo motivo.

Frase Engraçada

orkut
A diferença entre o ladrão e o político é que um eu escolho, o outro me escolhe.

Frase Engraçada

orkut
Se chiar resolvesse, sal de frutas não morria afogado.

Frase Engraçada

orkut
"Se for dirigir não beba. Se for Beber...me chame ."

Frase Engraçada

orkut
"Não adianta ser rico e usar roupas caras e de marca se o melhor da vida a gente faz pelado"

Frase Engraçada

Albert Einstein
orkut
O mundo não está ameaçado pelas pessoas más, mas sim por aquelas que permitem a maldade.