sábado, 10 de março de 2012

Praia do Peró







Praia do Peró


Com 7 km de extensão litorânea, a Praia do Peró caracteriza-se pelos quiosques à beira mar, nos quais se pode provar deliciosos peixes e frutos do mar (camarão, lula, mexilhão, lagosta) entre outros petiscos, acompanhados da tradicional cervejinha. Esta praia de águas límpidas, com ondas constantes e temperatura em torno de 22º C é também procurada pelos aficionados em pesca de arremesso, que lá encontram anchovas, tainhas e badejos. Caracteriza-se ainda pelas dunas de areias finas, encontradas principalmente em seu extremo esquerdo: as Dunas do Peró. Faz limite também com a Praia das Conchas, à direita.













Praia do Peró



Cabo Frio : Praia do Peró : Morro da Laica


Com um pouco de disposição é possível percorrer a Praia do Peró de ponta a ponta . As fotos são do Morro da Laica (Praia do Peró), na ponta ao lado da Praia das Conchas . O final da praia dista 7 quilômetros, no morro que faz fronteira com Búzios, conhecido como Ponta das Caravelas. No meio da praia, estão as Dunas Amarelas do Peró, dentro da área de Proteção do Pau Brasil . Dizem que a Praia do Peró é a mais limpa da Região dos Lagos.
O Morro da Laica, como ficou conhecido, ( por conta de uma cachorra vira-lata chamada Laica, muito famosa no local, pois era muito esperta, exímia caçadora de siris), tem uma formação de relevo tipo falésia : uma forma de relevo típica dos litorais, caracterizada pelo choque frontal do continente com o mar, formando escarpas verticais, e a ação erosiva das ondas e ventos vai desgastando e esculpindo as rochas .
Me corrijam se eu estiver errado : no Morro da Laica as rochas são gnaisses (foram metamorfoseadas das rochas vulcânicas anteriores, a cerca de 100 milhões de anos). Existem incrustações de basalto, creio eu. Pois são faixas estreitas, pequenas, de rochas bem negras entre os tons de cinza claro dos gnaisses.
Há uns 500 milhões de anos esse litoral estava unido ao litoral da África, onde hoje é Angola, formando a massa continental única : Gondwana. (Estou aguardando que os geólogos enviem comentários com maiores datalhes da formação geológica da Praia do Peró ) .

Com muita facilidade, seguindo uma trilha, chega-se na Praia da Laica . A quantidade de conchas é enorme, chegando a a machucar os pés . Uma prainha quase deserta, com muito pouco movimento, mesmo num dia ensolarado de verão.

Rosemary parou para apreciar as flores dos cactos, realmente muito bonitas. Foi um dia muito lindo de sol, com gente sadia que gosta e respeita a natureza. Realmente a Praia do Peró é um verdadeiro paraíso ! Saiba um pouco mais sobre essas flores :
As flores da família das cactáceas se especializaram em viver em regiões de clima seco e aberto, com muita insolação e em solos formados por cascalho e areia, onde a água escoa muito rapidamente. Existem mais de 2.500 variedades de cactos, que crescem em diversos tamanhos e formas, podendo viver por muitos anos, sempre mantendo as suas cores e o seu vigor, embora atravessem grandes períodos sem chuvas.
Mesmo sendo flores de regiões secas, no Brasil elas nascem em diversos tipos de ambientes, desde o Nordeste (mandacaru), passando pelo litoral (restingas) e chegando em Santa Catarina (flores-de-maio), com suas flores muito vistosas que atraem diversos pássaros.
Todas as variedades de Cactos florescem, e quando ocorre a primeira floração, passa a acontecer todo ano na mesma época em que floresceu pela primeira vez. (Fonte :http://www.feiradeflores.com.br/o-amor-perfeito/68-flor-de-cacto-flor-da-sabedoria )


O que significa Peró ? Segundo o Wikipedia :

O termo "Peró" significa em Tupi (língua dos índios Tamoios) "gente desalmada". Este nome foi dado pelos índios aos portugueses por causa dos diversos conflitos sangrentos ocorridos no século XVI entre eles.
Trata-se de mais um bairro de Cabo Frio com características de veraneio, o que faz com que tenha uma alta variação no número de visitantes, sendo o verão o período de maior freqüência.

Um comentário:

  1. Essa postagem foi escrita por mim, Newton Almeida, gostei, vejam www.newtonalmeida.com.br

    ResponderExcluir